A gestão de praias é essencial para um bom relacionamento entre a comunidade e o próprio ecossistema que existe nela. E por isso, existem órgãos que regulamentam e definem o que pode ou não ser feito no litoral para poder preservar ao máximo suas condições naturais.
O município de Tibau foi representado nesta terça-feira, pela gerente de agricultura e meio ambiente, Débora Alcântara e pelo Chefe de Gabinete Luíz Nazareno, no evento do I Simpósio de Gestão de Praias do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, um momento que reuniu especialistas, autoridades locais e profissionais experientes no campo da gestão costeira e de praias para debater sobre as melhores práticas e estratégias inovadoras para garantir a sustentabilidade e a qualidade das praias em nossa região.
Tibau é uma das praias do estado que gerenciam as atividades que acontecem na sua orla, tarefa que geralmente é de órgãos como o SPU ou pelo IDEMA, porém o município possui essa autonomia. O debate foi envolta dos impactos ambientais sofridos pelas praias e a gestão de crises em relação ao crescimento imobiliário de condomínios e hotéis na orla da praia.
Em parceria com o Estado do Rio Grande do Norte, Tibau trabalha para manifestar seu panorama sobre se as construções são prejudiciais ou não ao meio ambiente, como também nas atividades de turismo, para que elas tenham um impacto mínimo na paisagem da orla.